14 de mai. de 2009

Autoengano Mórbido

Uma pessoa qualquer em busca de redução de sua massa corporal precisa entender que nada no meio externo pode ser mais forte que ela mesma. Sua capacidade de diminuir o peso está ligada ao nível de motivação ao qual se pode extrair o vigor necessário para manter o foco. Isto é, a motivação é um componente interior, assim como parte dos fatores emocionais ligados ao drama dos quilinhos a mais. 

O falso motivado paga a matrícula na academia e não vai, só para ter um conforto psicológico de que já deu o primeiro passo. 

É possível acreditar neste pseudo-esforço de maneira suntuosa desde que seja interiorizado, inclusive dando demonstrativos triviais a terceiros como prova de atitude e obstinação, corroborando o princípio da assimilação pela repetição. Uma infecção generalizada. É mais fácil comprar motivação na banca de revista que encarar a realidade do esforço contínuo e cotidiano, negligenciando a ênfase dos resultados positivos obtidos a longo prazo. 

Depois de tudo, o inquilino ainda vem reclamar do fracasso, quando todos na verdade viram que não houve empenho. Amigos, parentes e aderentes observaram que o apelo aos céus não eram condizentes, por isso resolveram motivá-la a encarar uma nova dieta sem apontar as falhas que viram. Colaboraram também para um pseudo-amadurecimento, desta vez sem direito a cirurgia de redução de culpa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

vomitadas