18 de abr. de 2011

O Preço do Bem-Estar

Os objetos servem para que sejamos aceitos socialmente, para nos tornar mais adequados a determinados estilos de vida. A nossa vulnerabilidade nos atos de consumo ocorre pelas escolhas serem comandadas pelas emoções, isto é, o sistema afetivo é o responsável por julgar o que é bom ou ruim.

Isso nos leva a crer que o design tem papel fundamental na sociedade de consumo ao reforçar o poder de sedução que os objetos, de uma forma geral, têm sobre nós.

Com a supervalorização do design, os objetos se tornaram muito mais que meros utensílios, para eles beleza também é fundamental. A fabricação de produtos esteticamente irresistíveis tem relação direta com o lado emocional do ser humano, pois quando nos deparamos com algo que julgamos atraente, a sensação imediata é a de bem-estar.

Em entrevista à revista Super Interessante (dez/2005), o psicólogo Donald A. Norman comentou que é por isso que escolhemos sempre aquilo que nos parece mais bonito, e não coisas que são apenas uma utilidade pura e simples.

Até porque as coisas bonitas, por causarem uma boa sensação, também nos dão a impressão de funcionarem melhor.

2 comentários:

  1. De que concepção de belo vc tá partindo pra dizer que beleza só depende de um sistema de valores pessoais e afetivos?

    A beleza é uma construção sócio-cultural, que interliga não só fatores psicológicos à sua dimensão.

    Seus textos já costumaram ser mais acadêmicos e menos enxutos, sem serem chatos. Gostei, mas senti falta de uma maior contextualização entre os parágrafos, sobraram buracos e faltou energia pra escrever sobre o que vc mais sabe.

    Ah, e espero que ainda saiba receber críticas, construtivas ou não.

    Fica bem.

    ResponderExcluir
  2. Provavelmente da concepção filosófica, onde o belo é aquilo que agrada seus sentidos. Objeto, pessoa... tanto faz. Se tem algo que te faz sentir bem vai ser bonito pra você.
    Não acredito que o design tenha um papel fundamental, falo isso partindo do princípio de "quem ama o feio, bonito parece"... O design não pode adivinhar aquilo que te faz bem no íntimo... podem agradar uma parte, mas a beleza é subjetiva. Não vai depender da criatividade de um terceiro, e sim da forma em que você sente e observa as coisas ao seu redor.
    Em geral gostei do texto, embora acredite que faltou sim um pouco de contextualização. Beleza é um tema bem amplo, enfim..
    Abraço

    ResponderExcluir

vomitadas