11 de nov. de 2009

Estômago (2007)



Na cadeia, todo mundo tem um codinome. Alecrim [João Miguel], nome dado pelos companheiros de cela, é um cozinheiro nato. Daqueles de conseguir sexo gratuito pelo seu talento e tudo mais. Quem não o chamava de Paraíba, insinuava logo sua naturalidade do Ceará, sem nunca o coitado ter dito sua real origem. Um roteiro literalmente gastronômico e riquíssimo em detalhes. Gostei muito da ideia de transformar o enredo numa sequência paralela. Isso faz com que a gente não fique acompanhando o óbvio sossegado.
Alecrim levou para a cadeia o requinte gastronômico da cozinha italiana, colheu impressões variadas entre os condenados e enriqueceu o filme com sua capacidade de nos mostrar pormenores ocultos da natureza humana ao lidar com as relações de poder e com o sexo.
A cadeia é também um espaço marcado pela hierarquia, onde o lugar mais almejado é justamente o topo do beliche. Alecrim se perdeu em sua ingenuidade na rua, mas dominou bem os códigos da prisão para obter regalias. Top Five de filmes nacionais pra mim.

Direção: Marcos Jorge
Roteiro: Marcos Jorge, Lusa Silvestre, Cláudia da Natividade
Atores: João Miguel, Fabiula Nascimento, Babu Santana, Carlo Brinani e Paulo Miklos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

vomitadas